"Em 1883, no dia 5 de Agosto, foi inaugurada aquela que é hoje a mais antiga biblioteca municipal de Lisboa em funcionamento. Anexa à Escola Municipal nº1, na Rua do Saco, abriu as suas portas na condição de Biblioteca Central.
Instalada num edifício de arquitectura neoclássica erudita, preserva ainda hoje, na sala de leitura principal, o mobiliário original. Este espaço foi escolhido para acolher duas colecções especiais de manifesta importância, reveladoras da riqueza das colecções da rede de bibliotecas municipais de Lisboa: a colecção Padre Ruela Pombo e a colecção de Livro Infantil.
A biblioteca disponibiliza ainda outras colecções abarcando várias áreas do saber e dirigidas a vários tipos de públicos: crianças, adultos e idosos, as quais podem ser consultadas na biblioteca e requisitadas para empréstimo domiciliário. A par destas colecções, o público terá também acesso a jornais e revistas.
A Biblioteca de São Lázaro integra a rede de bibliotecas municipais de Lisboa, constituindo um ponto de acesso aos recursos informativos e documentais existentes em qualquer biblioteca desta rede, o que possibilita aos seus utilizadores requisitar documentos existentes noutras bibliotecas, ampliando assim o leque de recursos disponíveis.
O acesso à informação e ao conhecimento constitui um dos direitos fundamentais de cidadania, constituindo a reabertura desta biblioteca um momento privilegiado para sublinhar a importância dos serviços de biblioteca pública para os cidadãos em geral, e particularmente para a comunidade local que esta serve. "
Fonte: BLX - 15-09-006
Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos |